29/05/2008

Advergame





Foto 1- Lanncer evololution foto 2- Ford Mustang foto 3- Lamborghini Gallardo. Todos do jogo Need For Speed
Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo). nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista. Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface, sem ter uma relação direta de sua estratégia de jogabilidade com seu conteúdo.
Em 1983 a Atari desenvolveu encomendada pela Coca-Cola um cartucho para ser distribuído entre seus funcionários intitulado "Pepsi Invaders" com grande sucesso, com um jogo que consistia em um clone do seu popular título "Space Invaders" com o logo da Pepsi no lugar de naves alienígenas, sendo considerado um dos primeiros advergames da história. Atualmente a internet mostra-se uma importante meio para a hospedagem e uso desta ferramenta e as possibilidades e usos vão desde jogos de plataforma, ao patrocínio de sites jogos. Os celulares e palmtops são outras fronteiras que ainda estão sendo testadas pelas empresas que optam por esta estratégia de marketing como substrato para estes jogos de interesse persuasivo.

Um comentário:

Unknown disse...

Vey a primeira foto e uma lamborghini ñ un Lancer evolution!!